Projetos de Lei de Janaina Riva beneficiam mulheres na luta contra o câncer

Tramita desde o início de 2019 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, dois projetos de lei de autoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB) que tratam da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Janaína Riva Deputado

O primeiro, de número 245/2019, assegura às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama o acesso ao teste de mapeamento genético por meio do Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso.

“Sabemos que a carga genética é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento do câncer, aliada é claro ao estilo de vida. Mas esse exame pode mapear e identificar a doença antes mesmo que ela se manifeste oque dá ao paciente, chances infinitamente maiores de cura”, explica a parlamentar.

Pelo projeto, são consideradas mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama aquelas que apresentarem histórico familiar de incidência dessa neoplasia maligna em parentes de primeiro grau – mãe, irmãs e avós – que desenvolveram esse tipo de câncer antes dos 50 anos de idade.

O segundo projeto, de número 238/2019, institui a prática de Exame de Mamografia Móvel – Exame Mamóvel no âmbito do Estado de Mato Grosso. Considera-se exame de mamografia móvel aquele realizado por unidade móvel de saúde com o objetivo de identificar e rastrear alterações relacionadas ao câncer de mama em todo território mato-grossense.

“O mamóvel nada mais é um veículo adaptado com aparelho de mamografia e profissionais aptos a realizarem o exame, que rodaria o estado para atender nos principais polos de saúde e municípios onde não existe este tipo de aparelho. Um custo muito pequeno perto dos benefícios de levarmos a saúde na ponta, para quem realmente precisa dela”, finalizou.

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

Veja Também