A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 ficará mais polarizada do que nunca, tendo somente times dos grandes centros do país na disputa. Com os rebaixamentos do Atlético-GO E Cuiabá confirmados, a região Centro-Oeste ficará sem nenhum representante na elite no próximo ano, a exemplo da região Norte, que não tem nenhum time na primeira divisão nacional.
Com isso, a parte central do país volta a ficar sem nenhum representante na Série A depois de sete anos. Esta será a terceira vez que isso acontece na era dos pontos corridos, que se iniciou no ano de 2003.
Goiás e Vila Nova disputaram à Série B este ano e eram as esperanças da região para subir à elite, o que não aconteceu já que o Esmeraldino ficou em 6º lugar, enquanto o Tigre encerrou a competição na 9ª colocação.
A ascensão do Centro-Oeste aconteceu em 2021, quando três times representaram a região na Série A pela primeira vez depois de 36 anos.
De todos os times, o Goiás foi a equipe que mais participou da elite nacional, e em alguns anos teve a companhia de mais um clube da região central do Brasil, entre eles Gama e Brasiliense do Distrito Federal e seu arquirrival Atlético-GO.
O Caçula do Centro-Oeste, o Cuiabá debutou na primeira divisão em 2021 e depois de quatro temporadas, sofreu sua primeira queda. O Dragão, por sua vez, estreou na elite em 2010 e caiu quatro vezes desde então, em 2012, 2017, 2022 e 2024.