Uma adolescente de 13 anos morreu neste sábado (25), em Sinop, após complicações relacionadas à suspeita de meningite bacteriana. A jovem ficou internada por mais de nove dias, chegou a ser entubada, mas não resistiu ao agravamento do quadro clínico.
O velório ocorreu ainda no sábado, e o sepultamento foi realizado na manhã de domingo (26), no Cemitério Municipal da cidade. A morte chama ainda mais atenção pelo fato de a adolescente ser tia de uma criança de cinco anos que também faleceu recentemente em decorrência da mesma doença.
Diante do primeiro óbito, o município chegou a suspender as aulas por três dias como medida preventiva. A situação reforça o alerta das autoridades de saúde para o risco de transmissão e a gravidade da doença.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por diferentes agentes, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. As formas bacteriana e viral são as mais relevantes para a saúde pública, devido ao potencial de surtos.
De acordo com dados epidemiológicos, Mato Grosso registrou dezenas de casos da doença no último ano. Por ser uma enfermidade grave e contagiosa, a meningite pode evoluir rapidamente e causar sequelas ou morte, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
















