A deputada estadual Janaina Riva, presidente do MDB em Mato Grosso, afirmou que vê possibilidade de aliança da sigla com o PL para as eleições majoritárias de 2026. Pré-candidata ao Senado, ela avaliou que a composição pode incluir o deputado federal José Medeiros (PL) na disputa pela outra vaga ao Senado e o senador Wellington Fagundes (PL) – seu sogro – como candidato ao governo.
“Tudo pode acontecer. Pode ser dessa forma ou em uma chapa diferente. Eu não trabalho de portas fechadas para ninguém. Todo mundo tem seu valor e seu público”, disse em entrevista à TV Vila Real.
Janaina destacou que uma eventual aliança não exige concordância total de projetos, mas sim a união de lideranças com mandato e experiência política. Por outro lado, descartou qualquer composição com a Federação União Progressista, do governador Mauro Mendes (União Brasil), de quem se afastou politicamente neste ano após cinco anos como aliada.
A parlamentar aparece bem posicionada em pesquisas para o Senado e até mesmo para o governo estadual, mas reiterou que seu foco é o Congresso Nacional. “Estou trabalhando a pré-candidatura ao Senado, onde posso contribuir com a pauta de proteção à mulher e à criança. O projeto ao Senado está mais maduro. No governo, outros adversários já se colocaram, e eu quero acompanhar de camarote até o ano que vem, fortalecendo o meu trabalho”, afirmou.
Janaina disse ainda que pretende manter o foco em sua atuação, sem atacar adversários. Além dela e de José Medeiros, também são cotados para a disputa ao Senado em 2026 o governador Mauro Mendes, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD), o ex-presidente da Aprosoja Brasil Antônio Galvan (DC) e o ex-governador Pedro Taques (sem partido).


















