O governador Mauro Mendes (UB) participou, na noite desta terça-feira (21), da abertura da Semana Pedagógica em Mato Grosso, onde comemorou os avanços da educação no estado sob a gestão do secretário de Educação, Alan Porto. Durante o evento, Mendes afirmou que o esforço conjunto entre Governo, profissionais da Educação e estudantes levará Mato Grosso a figurar “entre os cinco melhores do país” no setor.
O chefe do Executivo destacou a evolução apresentada pelo estado, mas aproveitou a ocasião para lançar a nova meta, enfatizando a importância da colaboração de todos os envolvidos no processo educacional.
“Tenho muito orgulho do trabalho que vocês, profissionais da Educação, estão fazendo. E é por isso que esse ano, 2025, não podemos aceitar menos. Temos capacidade, temos competência, temos trabalho e já mostramos que estamos no caminho correto. Nós vamos chegar entre os cinco melhores estados do país em Educação. Tenho absoluta convicção que isso é possível”, pontuou.
O governador lembrou que Mato Grosso registrou um dos maiores avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), saltando do 22º para o 8º lugar no ranking nacional, o que demonstra o potencial para alcançar metas ainda maiores.
“Meus colegas professores, professoras, diretores, diretoras, coordenadoras, venho agradecer. Agradecer o empenho de cada um na condução das nossas unidades. Ainda há muito a fazer. Mas eu sei que vocês percebem que nós estamos colocando essa educação no rumo certo. Estamos criando oportunidades de crescimento e fazendo importantes investimentos. A Educação está sendo reconhecida e valorizada”, destacou Mendes.
Durante o discurso, Mauro Mendes relembrou uma promessa feita aos seus filhos: trabalhar para que a educação pública atinja o mesmo patamar ou supere o das escolas particulares.
“O maior orgulho que eu vou levar é o que eu prometi aos meus filhos: eu disse a eles que eu ia trabalhar muito para que eu pudesse dar aos filhos da educação pública uma escola parecida, melhor ou igual, a que eu dei a eles pagando numa escola particular. Sei que nós temos muitos desafios, mas eu sei também que hoje nós temos algumas das nossas escolas públicas iguais ou melhores do que muitas ou a maioria das escolas particulares”, finalizou o governador.

















