Rebaixado pela primeira vez na história, o Cuiabá terá que disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2025. Ainda que longe do início da próxima temporada, o Dourado já iniciou o planejamento e terá que definir o futuro de alguns jogadores que estão em fim de contrato junto ao clube. São eles: o goleiro Walter; o lateral-esquerdo Ramon; o volante Filipe Augusto e o atacante Jonathan Cafú.
Dos quatro atletas em fim de contrato, Cafú e Walter chegaram em Mato Grosso em 2021 e foram peças importantes no time mato-grossense durante toda a trajetória na elite nacional. Com atuações mágicas, o goleiro ajudou a equipe na manutenção na primeira divisão. O atacante, por sua vez, é responsável pelo primeiro gol do Dourado na Série A. Com os contratos vencendo no último dia de dezembro deste ano, o futuro da dupla de ‘medalhões’ está na mão da diretoria auriverde.
Assim como Cafú e Walter, Filipe Augusto e Ramon também convivem com os últimos dias de vínculo com o time mato-grossense. O volante foi anunciado em fevereiro de 2023, e inicialmente tinha contrato até o fim de 2023, que foi renovado por mais uma temporada pelo Cuiabá, ou seja, até o fim de 2024. Já o lateral-esquerdo desembarcou na capital mato-grossense no início deste ano com empréstimo de uma temporada, vindo do Olympiacos da Grécia.
Já deixaram o Dourado
Outros quatro jogadores também tinham vínculo com o time auriverde até o fim de dezembro de 2024, no entanto, já deixaram o clube. O zagueiro Alysson e o atacante Deyverson se despediram do Dourado ainda na janela de transferências do meio do ano, sendo contratados por Sport e Atlético-MG, respectivamente.
Os meias Lucas Fernandes e Gustavo Sauer também eram para ficar até o fim desta temporada no Cuiabá, mas a diretoria optou por liberar os atletas de forma antecipada na última semana.
Mais saídas?
Com a queda para Série B, o Dourado terá que enxugar suas receitas devido aos valores de direitos de transmissão, patrocínio e até renda como mandante, que, consequentemente, irá diminuir de uma divisão para outra. Com isso, alguns jogadores destaques podem deixar a equipe em 2025, como o atacante Isidro Pitta, o lateral-direito Matheus Alexandre e o volante Denilson.
Fim de temporada
Confirmado na segunda divisão nacional em 2025, o Cuiabá terá que cumprir tabela na Série A, com mais três jogos a serem disputados, sendo dois em casa e um longe de Mato Grosso. O primeiro destes três compromissos acontece neste sábado (30), quando a equipe recebe o Bahia, às 18h30 (de MT), na Arena Pantanal.