O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) criticou a discussão em torno do fim da escala 6×1, aprovada na Câmara dos Deputados e que agora segue para análise no Senado. Para ele, o tema foi conduzido mais por interesses políticos do que por preocupação com os trabalhadores.
“Eu acho que esse tipo de medida é muito mais eleitoreira do que pró-trabalhador”, afirmou.
Pivetta também questionou a forma como a proposta foi pautada e defendeu que o Estado não deve interferir diretamente nas relações econômicas.
“Não existe como o Estado querer impor regras. Eu sou favorável à liberdade econômica, favorável à negociação de trabalhadores, empregadores, sindicatos. Isso já funciona muito bem no Brasil”, disse.
Ao comentar o posicionamento de parlamentares que inicialmente eram contrários à proposta, mas acabaram votando a favor, o governador foi direto ao classificar a mudança como motivada por interesse político.
“Oportunismo. Ninguém quer aparecer em um tema polêmico como esse”, disparou.
Pivetta ainda reforçou que, na avaliação dele, o país deveria concentrar esforços em outras áreas mais urgentes, especialmente na segurança pública.
“A gente precisa é fazer com que as leis sejam cumpridas. Onde precisa endurecer mesmo, onde o governo tem que dar atenção e ir para cima, é no crime organizado”, afirmou.
Ele também criticou a atuação do governo federal no enfrentamento à criminalidade.
“A gente não vê medidas unindo o Brasil todo para combater o estado paralelo que está aí disputando com o Estado brasileiro. Os nossos jovens, por exemplo, a gente não vê nada de sério, de iniciativa do governo federal para isso”, completou.
Sobre eventual articulação com senadores para barrar a proposta, Pivetta afirmou que não pretende atuar diretamente no tema.
“Não vou. Aqui no Estado já é 5×2 e eu hoje tenho que cuidar do Estado, então para mim está tudo certo, não mudou nada”, concluiu.
A proposta sobre o fim da escala 6×1 segue agora para análise no Senado Federal e deve continuar gerando debate entre parlamentares e setores econômicos.
















