Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Após quebra de acordo, Max adia votação da LOA para a próxima semana

Segundo Max, o Executivo havia se comprometido a empenhar R$ 256,5 milhões em emendas ainda pendentes, o que não ocorreu
FOTO: LUIZ ALVES/ALMT

publicidade

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), retirou da pauta desta quarta-feira (17) a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, após o governo do Estado não cumprir um acordo relacionado ao empenho de emendas parlamentares impositivas de 2025.

Segundo Max, o Executivo havia se comprometido a empenhar R$ 256,5 milhões em emendas ainda pendentes, o que não ocorreu. Diante disso, o parlamentar suspendeu a sessão por 15 minutos, aguardando uma posição da Casa Civil, mas sem retorno decidiu adiar a apreciação do orçamento para a próxima segunda-feira (22).

“Eu tinha um compromisso firmado com a Casa Civil, que não foi cumprido. Por isso, o orçamento não será votado hoje”, afirmou o presidente da ALMT em plenário.

O acordo também envolvia ajustes no limite de abertura de créditos suplementares pelo Executivo, além do compromisso do governo de não judicializar uma emenda que estabelece o pagamento de 50% das emendas impositivas até julho de 2026.

A pressa do Executivo em aprovar a LOA ainda em 2025 está ligada ao calendário eleitoral, já que o governador Mauro Mendes (União) precisa deixar o cargo até abril de 2026 caso confirme candidatura ao Senado. Sem a aprovação do orçamento, o governo ficaria limitado na execução de despesas e novos convênios no início do próximo ano.

A expectativa é que a matéria volte à pauta na próxima semana, caso haja acordo entre os Poderes.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade