O deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL-MT) foi designado como relator da representação apresentada pelo PSOL contra o deputado Kim Kataguiri (União-SP) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. O processo apura suposta quebra de decoro por parte de Kataguiri durante sessão plenária no dia 17 de julho de 2025, quando teria cometido falas consideradas racistas e configurado violência política de gênero contra a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG).
A representação foi protocolada pela presidenta nacional do PSOL, Paula Bermudes Coradi, e relata que Kataguiri atacou a parlamentar indígena ao ironizar compensações ambientais recebidas por comunidades originárias e ao comparar o cocar utilizado por Célia a um “cosplay de pavão”.
Segundo o documento, a conduta não se limitou a uma divergência de opinião, mas configurou ataques à identidade cultural e política da deputada, além de tentativa de silenciamento em plenário. O PSOL sustenta que o episódio representa “racismo televisionado” e violação ao Código de Ética da Câmara.
O Regimento Interno da Câmara e o Código de Ética e Decoro Parlamentar preveem punições que vão de advertência até a perda do mandato. A depender do relatório e do julgamento do Conselho de Ética, o caso pode ser levado ao Plenário da Câmara dos Deputados.
Como relator, Rodrigo da Zaeli terá a responsabilidade de analisar os argumentos apresentados pelo PSOL, notificar o deputado Kim Kataguiri, reunir provas (como os registros em vídeo da sessão) e apresentar um parecer que será votado pelos demais membros do colegiado.