Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mauro vai discutir impasse do VLT e soluções para Chapada com ministros de Lula

O governo do Estado não esconde o desejo de estadualizar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
Algumas sugestões apresentadas pelo governador foram aceitas pelo relator da reforma, mas, de acordo com Mauro, ainda permanecem medidas que podem ser prejudiciais ao país e ao Estado.

publicidade

O governador Mauro Mendes (União Brasil) estará em Brasília na quarta-feira (17) para tratar com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Marina Silva (Meio Ambiente), temas de infraestrutura vinculados a Mato Grosso. O primeiro é a discussão a respeito da implantação de um trecho do VLT (Veículo Leve Sob Trilhos) em Cuiabá e Varzea Grande, defendido pelo prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) e com apoio público do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Pelo esboço inicial, o projeto seria inclupido no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e contaria com duas linhas principais, com 23km de trilhos, uma liga a região do Porto até o Bairro CPA, já a outra prevê ligar a região do centro ao distrito industrial.

No entanto, esse modal de transporte, após discutido por décadas e acumulando problemas judiciais para sua plena execução, foi substituído pelo governador Mauro Mendes, ainda em seu primeiro mandato, para o BRT, que considera mais “politicagem” do que política pública bem sucedida à população à retomada do VLT.

Outro tema que será tratado pelo governador, desta vez com a ministra do Meio Ambiente, será a situação da estrada MT-521, atualmente com seu trecho comprometido no Portão do Inferno por conta de riscos de deslizamento de um dos paredões, impedido o livre tráfego de veículos. As autorizações para obras no local dependem de autorização do ICMbio. Por isso, o tema será discutido com a ministra Marina Silva.

O governo do Estado não esconde o desejo de estadualizar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães com a promessa de investir até R$ 200 milhões no local. Um dos projetos é criar uma nova rodovia de acesso no trecho Cuiabá-Chapada dos Guimarães, o que conta, inclusive, com apoio da maioria dos deputados estaduais.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade