Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Governo de MT publica em Diário Oficial convocação de 450 aprovados para a Polícia Militar

A convocação contempla 420 alunos-soldados e 30 alunos-oficiais; medida, que já havia sido anunciado pelo governador, visa aumentar a presença de policiais em todas as regiões do estado

publicidade

O Governo de Mato Grosso publicou nesta terça-feira (02.6), no Diário Oficial do Estado, uma convocação de 450 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar (PMMT) para fortalecer os quadros da corporação.  O chamamento foi anunciado pelo governador no dia 28 de maio . As nomeações contemplam 420 alunos-soldados e 30 alunos-oficiais, todo o cadastro de reserva dos concursos realizados em 2022.

Desde 2019 já foram convocados 1.741 profissionais para cargas efetivas na Polícia Militar. Os atos de convocação referem-se aos editais nº 003 e nº 004, organizados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O investimento integra as ações do Programa Tolerância Zero, que visa fortalecer a segurança pública em Mato Grosso, aumentando a presença policial e intensificando o combate à criminalidade em todas as regiões do estado.

“Estamos fortalecendo a Polícia Militar porque a segurança pública faz a presença do Estado e a valorização dos nossos profissionais. Esses novos convocados vão reforçar o combate à criminalidade em todas as regiões de Mato Grosso. O cidadão de bem precisa ter segurança, e a violência precisa entender que aqui existe tolerância zero contra o crime”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.

O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Basílio Bezerra, destacou que a medida é fruto de planejamento financeiro e administrativo especificamente. “Chamar esses 340 aprovados demonstram que o Governo de Mato Grosso cumpre seus compromissos e trabalha continuamente para recompor e fortalecer as forças de segurança. É mais segurança para o cidadão e mais estrutura para combater o crime organizado em Mato Grosso”.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que a convocação representa avanço no fortalecimento das forças de segurança e no atendimento das demandas da população mato-grossense, especialmente nos municípios do interior do Estado. Os novos policiais vão fazer a formação e atuar em oito cidades-polo.

“É o planejamento que o Governo do Estado coloca em prática para ampliar a estrutura da segurança pública. Um chamado extremamente importante, principalmente para atender essas cidades-polo, levando mais segurança para a população”, destacou.

“Essa nova convocação reforça o compromisso e a confiança que o Governo do Estado deposita na nossa gloriosa Polícia Militar, sendo mais um grandioso investimento na nossa instituição. Estamos prontos e unidos para recebermos e formarmos esses novos policiais, para que eles sejam reforços robustos para a defesa e proteção da nossa sociedade mato-grossense, com tolerância zero à criminalidade e enfrentamento direto às facções criminosas em nosso Estado”, afirma o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco.

Conforme o edital, os candidatos deverão realizar a entrega de documentos para análise de matrícula no Curso de Formação. A comparação deve ocorrer na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), em Cuiabá, para os alunos-soldados. Já os alunos-oficiais deverão apresentar na Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), em Várzea Grande, os dados e horários definidos no cronograma oficial.

Além da entrega dos documentos, os convocados passarão pela inspeção de saúde, realizada pela Diretoria de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho Militar (DGSSTM), como etapa obrigatória para ingresso.

O ingresso na corporação ocorrerá inicialmente de forma provisória, na condição de aluno, sendo efetivado apenas após a conclusão do curso de formação, conforme previsto na legislação estadual.

A lista completa dos convocados com mais informações está disponível no anexo abaixo.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade