Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CPMI do INSS rejeita convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula

Ele é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das organizações investigadas no esquema bilionário de fraudes
Crédito: Eduardo Matysiak

publicidade

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS rejeitou, por 19 votos a 11, 11 pedidos de convocação direcionados a José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT). Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das organizações investigadas no esquema bilionário de fraudes.

Os requerimentos foram votados separadamente e todos tiveram sua aprovação negada pelos governistas que conseguiram barrar a convocação do irmão do presidente. A decisão é desta quinta-feira (16).

Além disso, a comissão deve ainda analisar hoje o pedido de prisão preventiva de Milton Baptista de Souza Filho, atual presidente do Sindnapi. Milton foi ouvido na semana passada, mas se recusou a responder a maioria das perguntas feitas pelos parlamentares, embora tenha negado que Frei Chico tenha qualquer participação na gestão da entidade.

Na última quinta-feira (9), o Sindnapi foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Já nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou o bloqueio de cerca de R$ 390 milhões em bens e valores vinculados ao sindicato.

Por acordo entre governistas e oposição, foram retirados da pauta da comissão os pedidos de quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático do ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi (PDT).

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade