O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou mudanças no primeiro escalão da administração municipal com a definição de novos nomes para as secretarias de Saúde e de Planejamento Estratégico. As alterações ocorrem em meio à reorganização administrativa da gestão diante do cenário político que antecede as eleições de 2026.
A principal novidade é a chegada do advogado Rafael Iacovacci ao comando da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico. Ele assume a função após a saída de Murilo Bianchini e passa a integrar o núcleo responsável pela formulação e acompanhamento das metas prioritárias da administração municipal.
Ligado ao Partido Novo, Iacovacci atualmente é presidente da sigla em Mato Grosso e tem atuado na articulação política e institucional do partido no estado. Sua indicação é vista como um movimento estratégico dentro da gestão, ampliando a participação de quadros ligados ao Novo na condução das áreas consideradas estruturantes do governo municipal.
Dentro da prefeitura, a Secretaria de Planejamento Estratégico tem papel central no monitoramento de projetos prioritários, na definição de indicadores de desempenho da administração e n articulação entre as diferentes secretarias para execução das políticas públicas.
A escolha de Rafael também reforça o alinhamento político entre o prefeito e lideranças do Novo no estado, já que o partido tem ampliado sua participação no debate público e na formação de quadros técnicos voltados à gestão pública.
Saúde já teve nome confirmado
Outra mudança anunciada pelo prefeito envolve a Secretaria Municipal de Saúde. Para o cargo, foi confirmado o nome do enfermeiro Odair Mendonça, servidor de carreira da prefeitura e atual secretário-adjunto de Atenção Secundária.
A oficialização da mudança está prevista para o dia 31 de março. Odair tem trajetória na rede pública municipal e atuação direta na gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de participação na organização dos serviços de média complexidade e da rede de urgência e emergência da capital.
Educação ainda sem definição
No caso da Secretaria Municipal de Educação, a definição do novo titular ainda segue em avaliação pela gestão municipal. Segundo o prefeito, a escolha deverá priorizar um perfil técnico e alguém que já atue dentro da própria estrutura da pasta, garantindo continuidade aos programas e projetos em andamento.
A orientação é manter a linha de trabalho já desenvolvida pela equipe da secretaria, preservando o andamento das políticas educacionais implantadas nos últimos meses.
As mudanças fazem parte do processo de reorganização administrativa da Prefeitura de Cuiabá diante do novo cenário político que se aproxima com as eleições de 2026, período em que a gestão busca consolidar sua equipe e alinhar as áreas estratégicas do governo municipal.



















