Uma revolta de funcionários terminou em incêndio e destruição no alojamento da empresa Tão Engenharia, em Porto Alegre do Norte (1.021 km de Cuiabá), na noite de domingo (20). A empresa presta serviços na construção de uma usina de álcool da gigante do agronegócio Três Tentos. Segundo relatos, os trabalhadores atearam fogo nas instalações em protesto contra as supostas péssimas condições de trabalho.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada após denúncias de que funcionários estavam incendiando banheiros e alojamentos da empresa. Caminhões-pipa chegaram a ser mobilizados para conter as chamas, mas foram impedidos pelos manifestantes, que arremessaram pedras e ameaçaram os motoristas.
Quando os policiais chegaram ao local, encontraram cerca de 600 funcionários exaltados, gritando palavras de ordem e promovendo um grande tumulto. Diante do risco de agressão aos policiais, reforços foram chamados. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas enfrentou dificuldades para controlar o fogo, que rapidamente se alastrou pelas instalações.
Durante o confronto, os policiais usaram munição antimotim e gás de pimenta para dispersar o grupo. Dois homens, de 26 e 39 anos, apontados como líderes do movimento, foram detidos e encaminhados para a delegacia.
Após o controle inicial das chamas, as guarnições realizaram uma varredura nos alojamentos e confirmaram que não havia vítimas no incêndio. No entanto, os alojamentos foram completamente destruídos e parte do refeitório ficou danificada.
A empresa Três Tentos e a Tão Engenharia ainda não se pronunciaram sobre o caso. As causas exatas da revolta e os detalhes das supostas condições precárias denunciadas pelos trabalhadores devem ser apurados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Trabalho.
O caso foi registrado como dano qualificado e incêndio consumado.


















