Um Boeing 737-8 da Gol Linhas Aéreas precisou fazer uma arremetida durante pouso no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), no início da tarde desta sexta-feira (11). Apesar de causar aflição nos passageiros, o procedimento faz parte da rotina da aviação e serve para que a aeronave retome o procedimento com total segurança.
Segundo informações do site FlightRadar 24, que acompanha os voos em tempo real, a aeronave decolou de Guarulhos (SP) e tinha Cuiabá como destino. Na chegada, a tripulação encontrou uma forte chuva e vento na capital mato-grossense.
O voo seguiu como planejado até a chegada no aeroporto de Cuiabá. Porém, na primeira tentativa de pouso, o comandante – já na aproximação final – viu que as condições de pouso não atendiam os requisitos mínimos. Sendo assim, ele arremeteu, subiu novamente para a a altitude de aproximação perdida, como mandam as cartas aéreas do aeródromo e realizou o procedimento pela segunda vez.
Geralmente, quando o tempo está bastante ruim, os pilotos optam por fazer uma espera sobrevoando a cidade por até 30 minutos. Porém, desta vez, não foi necessário. O comandante seguiu novamente para o procedimento e realizou o pouso em segurança na segunda tentativa.
Apesar de causar temor em passageiros, o procedimento de arremetida é bastante natural na aviação e pode ser realizado inclusive nas vezes em que o tempo está bom e o piloto não esteja na altitude correto para realizar o pouso ou quando vê algum objeto na pista que possa colocar em risco a aeronave.
Na manhã desta sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido alerta amarelo para Mato Grosso. A estação automático do Inmet registrou rajadas de vento acima de 30 km/h quando ocorreu a arremetida.
Veja a nota da Centro-Oeste Airports (COA) administradora do aeroporto:
A Centro-Oeste Airports (COA) informa que, na tarde desta sexta-feira (11), o voo 1346 da Gol, com origem do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, arremeteu ao tentar pousar no Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande, devido à chuva e o vento. Logo após este procedimento, a aeronave conseguiu pousar no aeroporto sem qualquer intercorrência.

















