O vereador Dilemário Alencar (União), líder do prefeito Abilio Brunini (PL) na Câmara Municipal, apresentou uma indicação propondo a criação de um Guia Turístico Religioso do Município de Cuiabá. A proposta foi lida em plenário e encaminhada à Secretaria Municipal de Turismo (SMT), que poderá ser responsável pela execução do projeto.
A iniciativa é apresentada em um momento em que a capital de Mato Grosso segue sob decreto de calamidade financeira, medida adotada no início da atual gestão em razão do comprometimento das contas públicas.
Na justificativa, Dilemário argumenta que o turismo religioso é uma das modalidades mais expressivas do setor turístico mundial, movimentando, segundo dados da ONU Turismo, entre 300 e 330 milhões de turistas por ano. “A Capital Mato-Grossense com seus mais de três séculos de história comporta um rico acervo de templos e museus que contam a religiosidade da nossa gente”, defende o parlamentar.
O vereador cita que o guia serviria não apenas para promover o patrimônio religioso local entre os próprios moradores, mas também para atrair visitantes de outras regiões do Brasil e do exterior, ampliando o fluxo turístico e, consequentemente, movimentando a economia local. “A existência de um guia turístico contando a história da religiosidade dos nossos antepassados, com certeza aumentará o fluxo turístico à nossa Capital”, afirma o texto da indicação.
A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, mas ainda depende do aval do prefeito e da execução pela Secretaria de Turismo. Não há previsão de custo nem de cronograma para o possível desenvolvimento do projeto.
O município de Cuiabá segue oficialmente em estado de calamidade financeira desde janeiro deste ano, condição que tem sido usada pela gestão para justificar cortes de gastos e renegociações de contratos.
















