Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Reunião fortalece rede de proteção e atendimento a mulheres vítimas de violência

Debate reforçou o papel da assistência social e da articulação interinstitucional no enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso

publicidade

Um encontro técnico reuniu 187 participantes para discutir o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres em situação de violência e o papel da assistência social na articulação com o serviço Ligue 180. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

O evento, realizado nesta semana, contou com a participação de gestores estaduais e municipais, profissionais da rede socioassistencial e representantes do Ministério das Mulheres. O objetivo foi alinhar estratégias para aprimorar o fluxo de atendimento e ampliar a integração entre os órgãos responsáveis pela proteção às vítimas.

Durante a programação, especialistas apresentaram o funcionamento da Política Nacional do Ligue 180, detalhando como são feitos os encaminhamentos das denúncias e a atuação conjunta entre estado e municípios no acolhimento das mulheres.

A coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher, Ellen dos Santos Costa, destacou que o trabalho integrado tem sido essencial para ampliar a efetividade das ações no estado. Segundo ela, o diálogo entre assistência social e políticas para mulheres contribui diretamente para o fortalecimento do atendimento.

O encontro também abordou os protocolos adotados no encaminhamento de vítimas à Setasc, reforçando o papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na rede de proteção. Em outro momento, os participantes discutiram desafios para aprimorar o Ligue 180 e as implicações legais da ausência de atendimento adequado às vítimas.

Representantes do governo estadual ressaltaram avanços na estruturação de políticas públicas voltadas às mulheres, incluindo a ampliação de organismos municipais especializados e a regionalização dos serviços.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade