Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso terá pesquisa inédita sobre perfil de turistas em eventos regionais

Levantamento será feito em Barra do Bugres e Sinop para subsidiar políticas públicas do setor

publicidade

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo, realiza uma pesquisa inédita para mapear o perfil dos visitantes em quatro eventos realizados em Mato Grosso: a Norte Show, a Exponorte, o Fest Bugres 2026 e o aniversário de Barra do Bugres.

A ação será conduzida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), utilizando a metodologia desenvolvida pela Secel. Os técnicos atuarão diretamente nos eventos com a aplicação de questionários junto ao público. O objetivo é compreender, de forma estratégica, o comportamento dos turistas que visitam os municípios durante grandes programações, reunindo informações que subsidiem o planejamento do setor e a formulação de políticas públicas voltadas ao turismo.

Entre os dados levantados estão a origem dos visitantes, o tempo de permanência, os gastos durante a viagem, as motivações da visita, a percepção sobre o destino e a avaliação dos eventos. As informações são consideradas estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva do turismo e ampliar a capacidade de atração de investimentos nas regiões.

A coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Sedec, Gláucia Regina da Silva, destaca a relevância do levantamento para o setor. “Dados como esses são fundamentais para ampliar a capacidade do Estado de planejar e executar políticas de promoção turística mais eficientes. A partir dessas informações, conseguimos compreender melhor o comportamento do visitante e direcionar ações que fortaleçam o turismo em Mato Grosso”, afirmou.

No município de Barra do Bugres, o levantamento será realizado durante o Fest Bugres 2026, que marca os 30 anos do Festival de Pesca e acontece entre os dias 16 e 20 de abril, e também durante as comemorações do 82º aniversário da cidade, celebrado no dia 19 de abril. A programação inclui competições esportivas, apresentações culturais e shows nacionais, além de iniciativas inéditas, como o 1º Fest Feminino Embarcado.

Em Sinop, a pesquisa será realizada durante a Norte Show, prevista para ocorrer entre os dias 21 e 24 de abril, e a Exponorte, programada para o período de 22 a 31 de maio. A Norte Show é considerada uma das principais feiras do agronegócio do país, reunindo cerca de 400 expositores e mais de 2 mil marcas. Já a Exponorte se consolida como uma das maiores feiras agropecuárias e de entretenimento do Norte do estado, com programação que inclui rodeios, leilões, palestras técnicas, parque de diversões e shows nacionais.

Experiência anterior em grandes eventos

A iniciativa dá continuidade a um trabalho já desenvolvido pela Sedec em eventos de grande porte. Em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, UFMT, IFMT e Unic, em outubro do ano passado, durante o show da banda Guns N’ Roses, realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá, foi aplicado um estudo para identificar o perfil dos turistas que vieram ao estado para o evento.

Segundo Gláucia Regina, a experiência anterior trouxe resultados positivos. “Foi uma ação bem-sucedida, que gerou informações relevantes sobre o perfil do público e contribuiu para o planejamento de novas iniciativas no setor”, destacou.

Na ocasião, cerca de 300 pessoas foram entrevistadas no período anterior à abertura dos portões. Embora a metodologia utilizada tenha sido distinta da atual, ambas as iniciativas têm como finalidade alcançar resultados semelhantes: compreender o comportamento do visitante e gerar dados que orientem ações estratégicas para o fortalecimento do turismo em Mato Grosso.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade