O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), manifestou nessa segunda-feira (11/12) sua tristeza com a situação financeira da capital do Estado, Cuiabá. Em um evento de formatura de novos policiais civis, ele disse à imprensa que a prefeitura acumulou uma dívida de quase R$ 1,4 bilhão e que isso vai prejudicar a qualidade de vida dos cuiabanos por muitos anos.
“É motivo de ficar triste, né. Quando você olha lá, R$ 1,2 bilhão de dívidas declaradas. R$ 157 milhões de dívidas na gaveta. Está lá no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Essa conta quem vai pagar é todos nós cidadãos de Cuiabá, que vamos ter uma prefeitura que vai durante décadas sofrer as consequências dessa gestão desastrosa”, afirmou Mendes, sem citar o nome do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
A declaração do governador ocorre após o TCE reprovar as contas de gestão de 2022 da prefeitura de Cuiabá, apontando uma série de irregularidades. Entre elas, o aumento da dívida consolidada líquida do município, que chegou a R$ 1,2 bilhão, o déficit de execução orçamentária de R$ 191 milhões e a indisponibilidade financeira global de R$ 306 milhões e por fontes de R$ 375 milhões.
O relator das contas, o conselheiro Antonio Joaquim, considerou que o município apresentou uma situação econômica “muito grave” e que não cumpriu os princípios da responsabilidade fiscal. Ele ressaltou que o município não foi afetado pela mudança na tributação do ICMS feita pelo Governo Federal no final de 2022, pois teve um excesso de arrecadação de R$ 137 milhões, segundo o sistema Aplic.

















