Uma comerciante de 41 anos foi presa em flagrante pela Polícia Civil, nessa terça-feira (21), suspeita de furtar energia elétrica em seu estabelecimento, em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá). A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.
A Energisa registrou um boletim de ocorrência relatando suspeita de fraude no medidor de energia instalado no ponto comercial. No último sábado (18), técnicos da concessionária lavraram um termo de ocorrência e inspeção e encaminharam o equipamento para análise no Inmetro, após identificar sinais de adulteração.
No entanto, na manhã de terça-feira, por volta das 10h40, a empresa constatou que o novo medidor instalado havia sido retirado e que a energia do local estava ligada diretamente à rede elétrica, o que caracteriza furto de energia.
Diante da situação, uma equipe da Derf, acompanhada por um perito criminal da Politec, foi até o comércio e confirmou a ligação irregular. Após a perícia e os procedimentos técnicos da concessionária, a proprietária foi detida e conduzida à delegacia.
O delegado Fábio Nahas destacou que o furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, passível de reclusão e multa. “Além de causar prejuízos à concessionária e ao Estado, a fraude sobrecarrega a rede elétrica, gera instabilidade no fornecimento e aumenta os custos para os consumidores regulares”, afirmou o delegado.