CGE vai capacitar os fiscais de contratos da Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá tem ao menos 200 fiscais de contratos. A data e o local da capacitação serão definidos nos próximos dias.
CGE treina funcionario da Pref.

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e a Secretaria de Gestão de Cuiabá fecharam, nesta quarta-feira (13), parceria para capacitar os fiscais de contratos da Prefeitura Municipal. A CGE vai estender aos servidores do Executivo Municipal o treinamento relativo à atividade, já que as orientações gerais sobre as responsabilidades dos fiscais e como acompanhar a execução dos contratos valem para todos os Poderes e esferas.

A fiscalização de contratos é uma atividade exigida pela Lei de Licitações (Lei Federal n 8.666/1993). Se executada a contento, garante a compatibilidade entre os bens e serviços contratados e os efetivamente entregues.

Segundo a secretária-adjunta de Gestão da Prefeitura de Cuiabá, Mariana Cristina Ribeiro dos Santos, a iniciativa de procurar a CGE foi motivada por notícias de parceria semelhante firmada entre a Controladoria do Poder Executivo Estadual e a Câmara de Vereadores de Cuiabá.

Uma diretriz da nova gestão da CGE é apoiar o desenvolvimento dos controles internos dos municípios. Isso porque, apesar de ser o órgão central de controle interno do Governo de Mato Grosso, a Controladoria tem repertório técnico para compartilhar com os municípios, cujos controles internos são recentes.

“Neste ano, a CGE completa 40 anos. Somos uma instituição que amadureceu com o tempo. Hoje temos uma boa estrutura organizacional, procedimentos e metodologia de trabalhos bem definidos. Os controles internos dos municípios são relativamente novos (Resolução nº 01/2007/TCE). Então, a CGE tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento dos controles internos municipais”, pontuou o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

A Prefeitura de Cuiabá tem ao menos 200 fiscais de contratos. A data e o local da capacitação serão definidos nos próximos dias.

A CGE se colocou também à disposição da equipe da Prefeitura de Cuiabá para compartilhar capacitações acerca de outros temas, como tomada de contas especial para a quantificação de eventuais danos financeiros e recomposição de prejuízo causado ao poder público, por exemplo, pela falta de execução ou prestação de contas de convênios, termos de parceria e outros instrumentos firmados com pessoas físicas e jurídicas.

Estiveram também na visita à CGE a diretora especial de Desenvolvimento e Desempenho Profissional da Secretaria Municipal de Gestão de Cuiabá, Kelly Sabrina Vieira Lima. Também recepcionaram a equipe na CGE o superintendente de Desenvolvimento do Controle Interno, Norton Glay Sales dos Santos, a superintendente de Auditoria Programada, Leliane Ferreira Silva Santana, e a analista administrativa Silvânia Regina de Oliveira Galindo.

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

Veja Também