Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso amplia relações com Argentina durante reunião na Norte Show 2026

Comitiva com 11 empresários de agrotecnologia participa de agenda com foco em inovação e oportunidades de negócios

publicidade

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Agência Mato-grossense de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest MT), realizou, nessa quarta-feira (22.4), uma reunião com uma comitiva internacional liderada pela Embaixada da Argentina no Brasil durante a feira Norte Show 2026, em Sinop. O encontro reuniu 11 empresários argentinos do setor de agrotecnologia e integra uma agenda estratégica de aproximação comercial entre Mato Grosso e a Argentina.

Durante o encontro, a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa, destacou o ambiente de inovação no campo e a receptividade dos produtores às novas tecnologias. “O nosso produtor tem recebido muito bem novas tecnologias em sua produção. Hoje, o Brasil é um dos grandes consumidores de insumos biológicos”, afirmou.

O tema ganhou relevância durante a reunião, já que parte da comitiva atua diretamente com bioinsumos. Linacis também ressaltou o Plano ABC+, que estabelece a meta de alcançar mais de 3 milhões de hectares com uso de bioinsumos até 2030, reforçando o potencial de expansão sustentável no Estado.

A missão empresarial foi viabilizada pela Sedec e consolida uma articulação iniciada em 2024, que, agora, se materializa com a presença internacional em uma das principais vitrines do agronegócio mato-grossense. Liderada pelo conselheiro Patricio Violini, chefe do Departamento Econômico-Comercial da embaixada, a comitiva participa da feira com foco na prospecção de negócios, formação de parcerias e intercâmbio tecnológico.

“Estamos muito contentes em trazer 11 empresários argentinos da agrotecnologia para visitar, pela primeira vez, uma feira tão importante não só para Mato Grosso, mas para o Brasil inteiro, como a Norte Show. Nosso objetivo é fazer essa ponte entre empresários argentinos e mato-grossenses. Acreditamos que, com o apoio que a Sedec vem nos dando desde o fim de 2024, podemos iniciar uma parceria muito forte para aproximar Mato Grosso e Argentina”, destacou.

Além da reunião institucional, a comitiva cumpre uma agenda de visitas técnicas a entidades e empresas do setor produtivo, como a Aprosoja, o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA) e o Sindicato Rural de Sinop. “A comitiva fará várias visitas técnicas nesse período no Brasil e eu acredito que vai ser um momento lindo para conhecer melhor as formas de produção mato-grossenses. Essa é uma parceria com muito potencial”, completou Linacis.

Para o presidente da Invest MT, Mirael Praeiro, a presença dos empresários representa uma oportunidade concreta de fortalecimento das relações comerciais e atração de soluções inovadoras para o Estado. “Da mesma forma que nós queremos vender Mato Grosso, nós também queremos que as empresas tenham a oportunidade de se destacar aqui no nosso mercado a partir de soluções inovadoras como as que foram apresentadas. A vinda desses empresários é uma grande oportunidade para o Estado realmente estreitar os laços com o mercado argentino”, pontuou.

 

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade