CUIABÁ
05 de dezembro de 2021 - 19:25

Semob altera limites de velocidades no Centro de Cuiabá; mudanças começam em novembro

Nesse período educativo, os motoristas que passaram pela via acima da velocidade permitida irão receber apenas uma notificação orientativa. Os novos instrumentos de fiscalização somente entrararão em operação (com a emissão de notificações).
avenida_dombosco

Por Esportes & Notícias

Os motoristas que trafegam pela região central de Cuiabá, principalmente vão ter de ficar ainda mais atentos. É que a Prefeitura de Cuiabá está finalizando a fixação de novos equipamentos eletrônicos, que estão em fase final de testes e começam a aplicar multas a partir de 5 de novembro, em vários locais. A atenção terá de ser redobrada, uma vez que em alguns pontos a velocidade máxima será de apenas 50 quilômetros por hora. A instalação dos aparelhos atende Termo de Ajustamento de Conduta assinado com Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo a Prefeitura de Cuiabá, os equipamentos eletrônicos, os famosos radares, estão sendo instalados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) em vários locais da cidade e com velocidades diferentes, alguns pontos com máxima de 40 Km\h e outros que chegam ao máximo de 50 km\h. O objetivo é evitar acidentes e os congestionamentos.

Nos locais próximos as escolas estaduais, municipais e particulares, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, queria que a velocidade máxima fosse de 30 km/h, mas resolveu aumentar esta velocidade para 40km/h

“Está em fase de teste, adequamos o que for preciso. Então, a Semob testou e viu a necessidade de alteração para 40km/h, o que nos é facultado. E, futuramente, se constatarmos prejuízo aos alunos e pedestres podemos retornar aos 30km/h”, comentou o secretário.

A instalação três novos equipamentos cumpre a determinação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público Estadual (MPE), de Nº 003/2016. Nesse período educativo, os motoristas que passaram pela via acima da velocidade permitida irão receber apenas uma notificação orientativa. Os novos instrumentos de fiscalização somente entrararão em operação (com a emissão de notificações).

A utilização dos equipamentos de monitoramento foi efetivada após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

No total, a capital conta com 45 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica na capital, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente.

Velocidade permitida nos novos radares

Comandante Suídio x XV de Novembro: 40km/h.
XV de Novembro x Suídio: 50km/h.
Senador Metelo x XV de Novembro: 40 km/h.
XV de Novembro x Senador Metelo: 50 km/h.
Dom Bosco x Cmte Costa: 40 km/h.
Cmte Costa x Dom Bosco: 40 km/h.

Infrações, penalidades e recursos

As multas para quem trafegar em velocidade acima do permitido devem variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além da perda de quatro a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os motoristas que quiserem recorrer das multas devem acessar o site www.cuiaba.mt.gov.br onde estão disponibilizados formulários – no link ‘Serviços ao Cidadão’.

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

Veja Também