Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Secretaria Municipal de Saúde alerta para possível aumento de doenças sazonais em crianças

Surtos da Doença de Mão-Pé-Boca e casos de Varicela (Catapora) podem afetar principalmente crianças com menos de cinco anos
FOTO: LUIZ ALVES

publicidade

A Diretoria de Vigilância em Saúde – DIVISA da Secretaria Municipal de Saúde – SMS emitiu um alerta sobre o potencial aumento de surtos da Doença de Mão-Pé-Boca e casos de Varicela (Catapora), que afetam principalmente crianças com menos de cinco anos. Estas doenças, sazonais e altamente contagiosas, costumam ocorrer entre o outono e a primavera.

A doença de Mão-Pé-Boca é uma infecção viral causada pelos vírus Enterovirus 71 e Coxsackievirus A16. Embora geralmente não seja grave, é altamente contagiosa, propagando-se rapidamente em ambientes como escolas e creches. Os sintomas incluem febre alta, manchas vermelhas na boca e bolhas nas mãos, pés e outras áreas do corpo. Medidas preventivas incluem isolamento do paciente, higienização frequente das mãos e desinfecção de objetos compartilhados.

Causada pelo vírus Varicela-Zoster, a Catapora é conhecida por suas lesões que evoluem de manchas para bolhas e crostas, acompanhadas de coceira intensa. É transmitida através do contato com o líquido das bolhas e gotículas respiratórias. A vacinação é fundamental para prevenir a doença, e medidas de controle incluem isolamento do paciente até a cicatrização das lesões e desinfecção rigorosa de superfícies.

A Secretaria recomenda medidas simples, como lavar as mãos frequentemente, evitar o compartilhamento de utensílios pessoais e notificar surtos com dois ou mais casos em instituições coletivas. Casos graves devem ser notificados imediatamente às autoridades de saúde.

Para mais informações sobre prevenção e orientações, a população pode contatar o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) através dos números: (65) 3318 – 6069 (telefone fixo) / (65) 99206 – 8618 (WhatsApp).

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade