Ranking aponta Cuiabá entre as Capitais que mais criam vagas de emprego formais

O município mato-grossense ocupa a 10ª posição no estudo que abrangeu os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal
2f72ea656289af86729e16132fafd20d - Edited

Por REDAÇÃO Esportes & Notícias

Cuiabá está entre as capitais que mais criaram vagas de emprego formais nos primeiros oito meses de 2019. O dado faz parte de um levantamento feito pela consultoria Tendências, divulgado nesta terça-feira (08) pelo Jornal O Globo. Segundo o estudo, o município mato-grossense ocupa a 10ª posição no ranking que abrangeu os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Conforme a publicação, entre as avaliadas, apenas 14 tiveram saldo positivo em oferta de vagas com carteira assinada. A tabela aponta que, de janeiro a agosto deste ano, foram abertos em Cuiabá 1.617 novos postos de empregos. Dessa forma, a cidade que recém completou seus 300 anos, ficou à frente de polos como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Salvador.

“Cuiabá é uma cidade pujante, que tem um grande potencial de crescimento. Temos a certeza que essa curva ascendente no desenvolvimento é um caminho sem volta. Como parte da administração pública, buscamos fazer nosso dever de casa. Manter uma boa saúde financeira é um exemplo disso. Se os cofres públicos estão bem cuidados, é possível pagar servidores, fornecedores e prestadores de serviços em dia. Isso reflete diretamente na economia do município”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para o economista e pesquisador da consultoria IDados, Bruno Ottoni, que foi entrevistado pelo O Globo, a projeção é que, em 2020, o crescimento na economia seja mais consistente do que o apresentado em 2019. “Com a economia do Brasil avançando, a tendência é que os estados também apresentem melhoras em seus indicadores, como o de geração de vagas de empregos formais”, disse o economista ao jornal.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, a meta do Executivo é continuar colaborando para que Cuiabá acompanhe esse avanço. Para isso, além da contratação de trabalhadores para as diversas obras de infraestrutura distribuídas pela cidade, o gestor destaca o fortalecimento de alguns programas municipais. Aproximação do trabalhador junto ao mercado de trabalho, por meio do Sine Municipal, e o Qualifica 300, são exemplos de fomento a geração de emprego.

“São alguns exemplos do que temos feito para incentivar o crescimento na geração de emprego. O Sine tem essa atribuição e procuramos fortalecê-la com campanhas periódicas, levando o serviço para mais perto da população. No caso do Qualifica 300, foram mais de 5 mil pessoas atendidas pelo programa que visa levar a qualificação profissional para as comunidades mais carentes”, pontua Pinheiro.

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

TOP VÍDEOS

Veja Também