CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Procurador-geral de Justiça de MT recebe Comenda Zilda Arns

publicidade

O procurador-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, recebeu na manhã desta terça-feira (10) a Comenda Zilda Arns, homenagem concedida pelo Senado Federal, por indicação do senador mato-grossense Wellington Fagundes. Instituída por meio da Resolução nº 21 de 2017, a condecoração é destinada a agraciar pessoas ou instituições que desenvolvam, no Brasil, ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente. A sessão de entrega da homenagem teve início às 11h, no Plenário do Senado, em Brasília (DF).

Em 2019, foram 11 homenageados. José Antônio Borges Pereira foi indicado por atuar durante 20 anos como promotor da Infância e Juventude em Cuiabá e instituir o modelo de acolhimento em casas lares, pelo qual foi efetivamente municipalizado o atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco e garantido o direito à convivência familiar. Ser agraciado com essa homenagem, com um nome de tanto peso que é de Zilda Arns, nos traz mais responsabilidades ainda”, afirmou o procurador-geral ao receber a comenda.

Crianças e adolescentes não são ofuturo deste país, mas sim o presente, aquilo em que investimos hoje. Essa é a nossa grande luta, dar as mãos para essas crianças e mudar destinos. Tenho 20 anos na Promotoria da Infância e uma das coisas das quais me orgulho é ter mudado o cenário do acolhimento institucional na capital de Mato Grosso. Se temos sete casas lares hoje em Cuiabá, devemos ao terceiro setor, que também precisa ter vez e voz nas plenárias. Essa homenagem é principalmente para o terceiro setor, que sempre foi companheiro e parceiro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso”, concluiu José Antônio Borges Pereira, sendo bastante aplaudido.

Responsável pela indicação do procurador-geral de Justiça, o senador Wellington Fagundes destacou que o Brasil ainda precisa avançar muito em ações e, sobretudo, na conscientização que cerca os interesses da primeira idade. “Permitam-me aqui mencionar, de forma especial para o meu Estado, o promotor de Justiça José Antônio Borges, um dos agraciados hoje. Em sua caminhada de mais de 20 anos no Ministério Público, se destacou pela atuação na Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá e, especialmente, pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), buscando caminhos que nos levam a posições mais confortáveis perante o futuro”, assinalou.

Além do procurador-geral de Justiça, receberam a comenda Alice Thümel Kuerten, Associação de Diabetes Infantil, Casa Azul Felipe Augusto, Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande, Divaldo Pereira Franco, Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, Hospital Pequeno Príncipe, Miguel Antônio Orlandi, Núcleo de Amparo ao Menor e Tânia Mara Garib.

Sobre a comenda – Zilda Arns Neumann (1934-2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que trabalha no desenvolvimento de ações de saúde, educação e cidadania com foco no bem-estar infantil e materno. Por se destacar na ação social junto a populações carentes, atuando no Brasil e no exterior, recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Em 2012, numa seleção por um formato internacional, Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

publicidade