O presidente nacional do PRD, Ovasco Resende, e o deputado federal Paulinho da Força (SP), dirigente do Solidariedade, estarão em Mato Grosso em outubro para tratar das articulações eleitorais de 2026. A visita deve focar na composição de chapas proporcionais e no apoio à candidatura do governador Mauro Mendes (União Brasil) ao Senado.
A informação foi confirmada por Mauro Carvalho, presidente do PRD em Mato Grosso. Segundo ele, além de Mendes, os dirigentes nacionais também discutirão o respaldo ao projeto político do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que deve concorrer ao governo estadual.
O PRD e o Solidariedade atuam em federação e enfrentam o desafio de montar chapas competitivas para garantir vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. No momento, apenas o PRD conta com representação na AL, por meio do deputado estadual Chico Guarnieri.
Carvalho, aliado próximo de Mauro Mendes, já sinalizou que endossará também a candidatura de Pivetta. Caso a aliança com União Brasil e Republicanos seja consolidada, Mendes somará mais dois partidos ao seu arco de apoio. O governador já conta com respaldo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de lideranças do PP e do Republicanos.