Skip links


Parque das Águas recebe no sábado(10) plantio de 200 árvores nativas do projeto Verde Novo

A parceria do Verde Novo – que tem como meta atingir o plantio de 300 mil mudas

O projeto Verde Novo, lançado há uma semana, contemplou mais uma região da Capital. O Parque das Águas, localizado à Oeste de Cuiabá, recebeu, na manhã deste sábado (10), o plantio de 200 mudas de árvores nativas, marcando o segundo dia de atividade do Verde Novo, que tem como objetivo, além do desenvolvimento socioambiental, devolver o título de Cidade Verde à Cuiabá.

A parceria do Verde Novo – que tem como meta atingir o plantio de 300 mil mudas, em alusão ao centenário da Capital – é formada pela Prefeitura de Cuiabá, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), representado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), e o Instituto Ação verde.

“Uma felicidade poder contemplar esta segunda ação desse projeto, que vem com uma meta ousada e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade grande de resgatar o ‘verde’ pela nossa cidade. Sabemos que para alçarmos este objetivo temos que unir forças e buscar a participação de todos, nesse que é um projeto que vai além do plantio de árvores. Ele é um trabalho de conscientização ambiental, educação social, e isso, em tempos de tamanho descaso com o sistema ambiental, é de uma dimensão imensurável.  Vamos trabalhar, como pede o nosso prefeito, com toda dedicação para construir uma Cuiabá melhor e levar bem-estar a todos os cidadãos,” disse o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa que, junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, atua dentro do projeto pela Prefeitura de Cuiabá.

Para Vicente Falcão, executivo do Instituto Ação Verde, os moldes do Verde Novo desenvolve também a “mobilização da população, no intuito de despertar dentro de cada cidadão a consciência socioambiental, a sustentabilidade, provendo, com qualidade, o processo de arborização da cidade”, observou Falcão.

A ação contou com a presença de vários voluntários, entre eles, muitas crianças.  A Ana Júlia, de oito anos, foi uma dessas. A sorridente menina se divertiu enquanto plantava sua muda de manduvi na área do Parque. “É bem legal participar deste momento. Eu sempre gostei das plantas e fico triste quando vejo alguém derrubando árvores, pois elas nos ajudam a diminuir o calor, nos dão frutos e também podemos fazer balanços e ‘prender’ a rede nelas”, contou a Ana.

O trabalho continua no decorrer da semana pelas regiões que forem recebendo o plantio. A Próxima ação está prevista para acontecer no Parque Tia Nair, no próximo sábado (17), a partir das 8 horas. Dentro do processo, além do plantio, as áreas, se assim necessitarem, recebem também os serviços de limpeza. O projeto ainda distribui mudas para a população, que pode dar sequência ao processo de arborização em suas residências.

Primeira ação –  No último sábado (3), a ação esteve na região  do Coxipó , nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Shopping Três América, no  bairro Jardim das Américas. Ao todo, foram plantadas 500 mudas e distribuídas cerca de 1000 para a população.

Imprimir essa matéria

Faça o seu comentário

Return to top of page