O governador Mauro Mendes (DEM) foi convidado para integrar a comitiva de Mato Grosso que irá participar da Feira Gulfood, em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 18 e 27 de fevereiro. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB), também deve integrar o grupo mato-grossense.
O evento é uma das principais feiras da área de alimentos e bebidas do mundo. O governador vai aproveitar a participação para mostrar o potencial econômico de Mato Grosso, principalmente na agropecuária, com a produção de carnes, soja e seus derivados.
Segundo os organizadores, devem participar cerca de 2,5 mil empresas de 85 países. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a representação brasileira deverá contar com 42 companhias de alimentos e bebidas.
No período em que Mauro Mendes estiver ausente, assume a chefia do executivo o vice-governador, Otaviano Pivetta. O mesmo deve acontecer na Assembleia Legislativa que, com a viagem de Max Russi, deve assumir a presidência do Legislativo o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), 1º vice-presidente da ALMT.
Durante a viagem aos Emirados Árabes, Mendes e Russi devem aproveitar para discutir as eleições de outubro deste ano. Conforme os bastidores, Russi já está articulando para compor a chapa como vice ao lado de Mauro Mendes, caso o governador decida ir à reeleição.
Segundo a ApexBrasil, a Gulfood é a principal feira B2B de alimentos e bebidas do Oriente Médio, contemplando bebidas, lácteos, óleos, produtos free-from, carne e frango, grãos e cereais, alimentos, incluindo de nicho e os classificados como ‘specialty’. O perfil dos visitantes é internacional, sendo 60% do Oriente Médio, 20% da Ásia, 9% da África, 8% da Europa, 2% das Américas e 1% da Australásia.