Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

LEC acelera processo de SAF e mira fortalecer base em 2026: “Transformar em um negócio rentável”

Aluízio Bassani projetou próximo ano com gestão profissional, estabilidade financeira e desenvolvimento das categorias de base como pilares do projeto
Fernando Soares

publicidade

O presidente do Luverdense Esporte Clube, Aluizio Bassani, concedeu entrevista exclusiva ao site Esportes e Notícias após o arbitral do Campeonato Mato-grossense 2026, realizado na tarde desta terça-feira (11), na sede da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). Além de comentar o novo formato e as datas da competição estadual, Bassani revelou que o processo de transformação do Luverdense em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) está em fase avançada e destacou o investimento nas categorias de base como prioridade para o próximo ano.

Segundo o dirigente, o clube está prestes a oficializar sua mudança de modelo de gestão. “O processo da SAF foi estartado. Já há investidores e estamos na parte jurídica para encaminhar a solicitação à Federação e depois à CBF. Queremos transformar o Luverdense em clube-empresa, ter mais compromisso dos investidores e colocar o clube onde ele merece estar, representando bem o Mato Grosso a nível nacional”, afirmou.

Bassani reforçou que o objetivo da SAF é dar estabilidade financeira e estrutural ao Verdão do Norte. “Futebol é uma empresa. Pode ser lucrativo ou gerar prejuízo. Além da paixão, precisamos transformá-lo em um negócio rentável. Estamos negociando com patrocinadores e investidores para que a SAF traga estrutura, estabilidade e crescimento para o Luverdense”, destacou.

O presidente também anunciou que o investimento nas categorias de base será um dos pilares do planejamento para 2026. O clube garantiu vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de base do país, e vem fortalecendo o trabalho com as divisões sub-11, sub-13, sub-15 e sub-20. “A Copinha é uma grande oportunidade de mostrar nossos atletas em nível nacional e fortalecer a base. Já temos jogadores em clubes grandes, o que mostra que o trabalho está no caminho certo. O futebol não é só o profissional; sem base forte, não há receita nem sustentabilidade”, afirmou.

Durante o arbitral, foram definidos o formato e o calendário do Campeonato Mato-grossense 2026. A competição terá início no dia 10 de janeiro e as finais estão marcadas para 8 de março. O torneio contará com 14 datas, sendo nove rodadas na primeira fase, além de quartas de final, semifinais e finais.

“O arbitral mostrou um momento de união entre os clubes. Quero agradecer, em nome do Luverdense, a participação e a interação que está acontecendo com todos. Dentro de campo é outra conversa, mas fora dele precisamos estar unidos para fortalecer o futebol mato-grossense”, ressaltou Bassani.

O dirigente explicou ainda que o novo calendário estadual foi ajustado em função das mudanças promovidas pela CBF, que ampliou o calendário da Série D e modificou o formato da Série C. “O Mato Grosso pode ter até cinco representantes na Série D e o Cuiabá na Série B, o que fortalece ainda mais o estado. Nosso objetivo é confirmar essas vagas e dar calendário aos clubes o ano todo”, disse.

Após a eliminação nas quartas de final do estadual deste ano, o presidente revelou que o Luverdense já trabalha na reestruturação do elenco para evitar erros e brigar por títulos em 2026. “Estamos trabalhando desde o mês passado nas contratações, de forma mais minuciosa, buscando atletas com o perfil do futebol mato-grossense. Também estamos fortalecendo a comissão técnica com o professor Wagner. Nosso projeto é de longo prazo, com foco no futuro e no crescimento sustentável”, concluiu.

Com o avanço da SAF e o fortalecimento das categorias de base, o Luverdense inicia 2026 com uma nova filosofia. Unir gestão profissional, planejamento e formação de atletas para consolidar o clube entre as potências do futebol mato-grossense e ampliar sua presença no cenário nacional.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade