CUIABÁ

Indígena mato-grossense é a primeira criança brasileira a receber a vacina contra covid-19

Davi Xavante tem 8 anos, mora em São Paulo, e recebeu o imunuzante da PfizerPfizer contra a covid-19.
Criança covid

publicidade

O indígena Xavante mato-grossense Davi Xavante, de 8 anos, foi a primeria criança brasileira a receber a dose da Pfizer contra a covid-19. O menor mora em São Paulo onde se trata de uma doença genética que atrapalha seu desenvolvimento motor. Ele foi imunizado nesta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas.

A vacinação marca o início da imunização infantil para crianças de 5 a 11 anos no Brasil, liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na primeira etapa, o Plano Estadual de Imunização  recomenda que os municípios priorizem crianças com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.

Vulnerabilidade

O menino é filho do cacique xavante Jurandir Siridiwe que por nove meses viajou mensalmente com menino para a capital paulista em busca do tratamento. O menor vive com uma tutora em Piracicaba que o acompanha na reabilitação e consultas neurológicas.

Trata-se da pesquisadora Fernanda Viegas Reichardt, que é bacharel em direito e doutora em ecologia aplicada. Nos últimos meses, a profissional analisa os impactos da Covid nos povos indígenas brasileiros.

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade