CUIABÁ

Incêndio causado por conflito entre indígenas destrói cerca de 48 casas em aldeia

O incêndio começou devido a um conflito entre os indígenas por uma briga territorial

publicidade

Um incêndio atingiu 48 casas na Terra Indígena Pimentel Barbosa, na tarde desta quinta-feira (4), nas proximidades do município de Ribeirão Cascalheira (880 Km de Cuiabá).

Segundo uma das lideranças dos Xavante no estado, Hiparidi Xavante, as informações sobre o incêndio ainda são preliminares.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionado por volta das 16h, para atendimento de uma ocorrência de um possível incêndio florestal na aldeia indígena Pimentel Barbosa, nas proximidades do município de Ribeirão Cascalheira.

Chegando ao local, com o apoio de uma guarnição da Polícia Militar, foi verificado que se tratava de um incêndio nas casas dos residentes da aldeia.

Conforme informações repassadas pelo guia que trabalha na região, o incêndio começou devido a um conflito entre os indígenas por uma briga territorial.

Devido à natureza dos materiais utilizados para confecção das casas dos indígenas, o fogo se alastrou rapidamente e consumiu as casas. Quando a guarnição chegou ao local, que é de difícil acesso, o fogo havia consumido as casas e sido extinto.

A guarnição verificou que o fogo não havia atingido nenhuma região de mata, portanto não oferecendo mais riscos à natureza, e que o conflito já estava controlado.

Em nota a Funai informou que auxilia a equipe do Corpo Bombeiros e da Polícia Militar no local e está à disposição para colaborar com os trabalhos de proteção à comunidade.

 

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade