CUIABÁ
15 de junho de 2021 - 18:27

Governo do Estado distribui vacinas da Pfizer e AstraZeneca para os municipios

Mato Grosso já recebeu 1.501.221 doses de imunizantes contra a Covid-19
vacina_avião

Da Redação

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), concluiu nesta sexta-feira (11.06) a distribuição aos pólos regionais de saúde das 93.520 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 36.270 doses da Pfizer e 57.250 doses da AstraZeneca, recebidas na última terça (08.06) e quarta-feira (09.06), respectivamente.

A quantidade de doses que cada município recebeu foi pactuada pela Resolução n° 59 da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT). A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

Conforme a Resolução, um quantitativo das doses da Pfizer deverá contemplar a aplicação da primeira dose em gestantes e puérperas com comorbidades com prescrição médica. As pessoas com comorbidades e deficiência permanente e os trabalhadores de Educação do Ensino Básico deverão ser imunizados com a primeira dose da Pfizer ou AstraZeneca. Já os trabalhadores de Transporte Aéreo serão contemplados com a primeira dose do imunizante AstraZeneca.

As doses de vacinas destinadas às Forças de Segurança e Salvamento e Forças armadas foram redistribuídas para os demais grupos, tendo em vista o atendimento total deste grupo. No entanto, devido à manifestação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), em que relata um déficit de doses de vacina em alguns municípios, os quantitativos faltantes estão sendo analisados e serão atendidos na próxima remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

Considerando o recebimento anterior da vacina AstraZeneca, o colegiado descontou o quantitativo de 227 doses que o município de Cuiabá receberia deste imunizante e também descontou o quantitativo de 241 doses que o município de Várzea Grande receberia para igualar ao quantitativo entregue ao restante do estado. Também foi pactuado o acréscimo do quantitativo de 788 doses no total que o município de Sinop receberia da vacina AstraZeneca.

O documento ainda pactua a distribuição de 60 doses da AstraZeneca remanescentes de outras remessas que estavam armazenadas na Rede de Frio Central como estoque estratégico para reposição de eventuais perdas técnicas.

Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias; já para a vacina Pfizer, o prazo é de até 12 semanas.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.501.221 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Confira a seguir, em anexo, a quantidade de doses que cada município vai receber.

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

Veja Também