Empaer apresenta vitrine tecnológica e sistema de cultivo durante Exposul em Rondonópolis

A intenção é mostrar aos produtores rurais, oportunidades de atualização técnica, tendências produtivas e econômicas e eficiência no planejamento da atividade agropecuária.
Ao todo serão 29 diferentes produtos cultivados na mandala. - Foto por: Extensionista | Empaer
Ao todo serão 29 diferentes produtos cultivados na mandala. - Foto por: Extensionista | Empaer

Por REDAÇÃO Esportes & Notícias

Numa área de 3.700 metros quadrados, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) instalou uma Vitrine Tecnológica com diversas culturas e cultivo em forma de mandala com tecnologias voltadas para a agricultura familiar. A Vitrine estará aberta ao público durante a 47ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul), no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), no Parque de Exposições Wilmar Peres de Faria, entre os dias 5 e 10 de agosto.

O coordenador regional da Empaer, Laércio Benedito Polizel, destaca que o objetivo da vitrine é demonstrar as atividades desenvolvidas pela empresa na região Sul, nas áreas de pastagens, hortaliças, fruticultura, piscicultura, culturas anuais (feijão, milho, mandioca, batata), flores tropicais e outros. Ele explica que para instalação dos experimentos foram realizados procedimentos como a análise do solo, calagem, instalação de irrigação, adubação fosfatada, controle de pragas e doenças, controle de plantas daninhas e adubação de cobertura.

O objetivo da vitrine é demonstrar as atividades desenvolvidas nas áreas de pastagens, hortaliças, fruticultura, piscicultura, culturas anuais e outros.

Conforme Polizel, foi também montado o sistema agrícola em forma de mandala, que é uma plantação sustentável com formato em círculo. Cada anel é destinado a um determinado tipo de cultivo. Na mandala serão cultivadas hortaliças como alface, couve-manteiga, tomate, batata doce, salsa, cebolinha, capim cidreira e outras. Ao todo serão 29 diferentes produtos cultivados na mandala, além das flores tropicais (alpina rosa, vermelha e quatro tipos diferentes de helicônias). “A Vitrine Tecnológica, juntamente com a construção da mandala, vai apresentar uma alternativa de produção para os pequenos produtores rurais”, enfatiza.

Toda a estrutura montada para expor o trabalho pelos técnicos da empresa está sendo executada em parceria com a Aspromat (Associação dos Produtores Rurais de Mato Grosso), Aeagro (Software de Gestão Agrícola), Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Rondonópolis. A intenção é mostrar aos produtores rurais, oportunidades de atualização técnica, tendências produtivas e econômicas e eficiência no planejamento da atividade agropecuária.

Os visitantes vão receber informações sobre preparo de canteiros, espécies forrageiras, produtos biofortificados, capineiras, tratos culturais.

O município de Rondonópolis possui 1.800 agricultores familiares entre tradicionais e assentados. Os visitantes da Vitrine Tecnológica vão receber informações sobre o cultivo protegido, olericultura, preparo de canteiros, plantio adensado, espécies forrageiras, produtos biofortificados, capineiras, tratos culturais e outros.

Durante a Exposul serão realizados palestras e eventos técnicos, e à noite acontecem os shows musicais. Também acontecerão rodeios, além de outras atrações.

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

TOP VÍDEOS

Veja Também