O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, esteve reunido em São Paulo nesta sexta-feira (20) com a diretoria da empresa Rumo Logística S/A, responsável pela construção da Ferrovia Estadual Vicente Vuolo. Acompanhado do secretário Francisco Vuolo (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Emanuel discutiu detalhes do traçado da ferrovia para fazer as adequações necessárias com o Plano Diretor da Capital.
Na capital paulista, Emanuel foi recebido pelo diretor-presidente da Rumo, Alberto Abreu, e esteve reunido com os diretores Danilo Veras, Guilherme Penin e Rodrigo Stéfani.
“Eu vim apresentar os estudos da revisão do plano diretor onde foca Cuiabá para os próximos trinta anos, é Cuiabá 2050. E queremos não só conhecer o plano de expansão dos trilhos que a Rumo tem para Cuiabá e adequá-los ao Plano Diretor, como também adequar o plano diretor com o traçado desse sonho de todos os cuiabanos”, disse Emanuel Pinheiro, em vídeo postado nas redes sociais.
O prefeito informou, ainda, que em breve Cuiabá receberá uma visita técnica de uma equipe da rumo e que ema breve dará mais detalhes à população cuiabana.
Início das obras
De acordo com o governador Mauro Mendes, ele recebeu na segunda-feira o presidente da rumo e ficou definido que o início das obras será no dia 27 de junho em Rondonópolis, de onde partirá a ferrovia em dois ramais, um chegando até Cuiabá e o outro até Lucas do Rio Verde, passando por Nova Mutum.
“Está combinado com a Rumo, vamos estar em Rondonópolis para dar o pontapé inicial nas obras para a construção da ferrovia rumo a Cuiabá e rumo a Lucas do Rio Verde”, disse o governador, em entrevista à Rádio Capital FM nessa quarta-feira (18).
Segundo Mauro Mendes, o licenciamento ambiental para as obras já está quase concluído. A licença prévia já foi emitida e a previsão é que até o final de maio e inicio de junho deve ser liberada a última licença, que é a licença de instalação.
O contrato entre o Governo do Estado e a Rumo foi assinado em setembro do ano passado e prevê investimentos de até R$ 11,2 bilhões, com recursos privados. O traçado previsto no projeto possui cerca de 740 km de extensão, e ligará Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde.
A construção da ferrovia vai conectar Mato Grosso à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). Conforme o cronograma da Rumo S/A, a previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá comece a operar em 2026.