Detran-MT promove “Semana da Criança Segura no Trânsito”

A intenção é sensibilizar crianças e profissionais da educação sobre os cuidados que devem ter com a segurança no trânsito DIA
DSC00919 - Edited

Por REDAÇÃO Esportes & Notícias

Com o objetivo de promover o acesso à informação e orientar sobre as regras de circulação de crianças no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) promove a Semana da Criança Segura no Trânsito, com o tema “No Trânsito, Ninguém é Super-Herói”.

As atividades começaram nesta segunda-feira (07.10) com palestras educativas para 671 alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Colorado, em Cuiabá. A meta é realizar 2.260 atendimentos ao longo da semana nas cinco unidades escolares que terão as atividades.

A analista do serviço de trânsito da Gerência de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Zoraide Barbosa Almeida Urcino, comenta que as crianças são um dos grupos mais vulneráveis a acidentes no trânsito.

“Atualmente existem muitos veículos nas ruas e as crianças saem mais de casa, seja para irem à escola, passear com seus familiares e até mesmo brincar. Devido a sua pequena estatura, elas não enxergam por cima de carros estacionados e também ficam fora do campo de visão dos motoristas. E, muitas vezes, elas também não veem um carro se aproximando, não avaliam corretamente a distância, a velocidade e o tempo que o veículo está em relação a elas”, disse.

A intenção com o evento é sensibilizar, ao longo da semana, crianças e profissionais da educação, com palestras e brincadeiras sobre os cuidados que elas devem ter no trânsito, além dos comportamentos adequados em relação ao meio ambiente e exercício da cidadania. As ações têm como base as Diretrizes Curriculares para o Trânsito na modalidade Educação Infantil.

Segundo a Gerência de Ações Educativas, as unidades escolares escolhidas estão localizadas próximas a vias de grande movimento, que não contam com semáforos para garantir uma maior segurança das crianças e seus responsáveis ao atravessarem a rua ou ao desembarcarem e embarcarem nos portões das escolas.

“Por isso a importância de passarmos conceitos primários de segurança no trânsito, com atividades programadas que servem como estímulo às crianças para se tornarem adultos mais responsáveis no trânsito”, falou Zoraide.

Confira a programação da Semana:

Dia 08 de outubro (terça-feira) – palestra educativa com alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica Silvino Leite de Arruda, no bairro Planalto, em Cuiabá. Horário: integral.

Dia 09 de outubro (quarta-feira) – palestra educativa com alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica Professora Gracildes Melo Dantas, no bairro Altos da Glória, em Cuiabá. Horário: integral.

Dia 10 de outubro (quinta-feira) – palestra educativa com alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica Deputado Ulisses Silveira Guimarães, no bairro Ouro Fino, em Cuiabá. Horário: vespertino.

Dia 11 de outubro (sexta-feira) – palestra educativa e entrega de lanches a alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Crisóstomo de Figueiredo, no bairro Doutor Fábio, em Cuiabá. Horário: 14h

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

TOP VÍDEOS

Veja Também