Cuiabá tem uma terça-feira com intensa fumaça das queimadas

Previsão é de chuva na próxima semana, mas a água não vai sequer tocar no solo, será evaporada devido ao calor intenso em Cuiabá
cuiabá_cinza

Por Esportes & Notícias

A terça-feira está desoladora para a população cuiabana. O costumeiro céu de brigadeiro, se transformou em cinzento. O sol raiou avermelhado e meio encoberto, não conseguindo mostrar toda a sua exuberância. A fumaça é intensa e piorou com a chegada de fuligens de árvores e vegetação das queimadas provocadas criminosamente no Pantanal, no cerrado de Chapada da Guimarães e no entorno da serra de São Vicente. A previsão é de sofrimento para respirar ainda pior e nos próximos dias com a umidade relativa do ar abaixo dos 10 por cento. Chuva é esperada para o início da próxima semana, mas as gotas tão desejas não deve sequer tocar no solo. Será evaporada bem antes, o que deve deixar o céu ainda mais acinzentado.

Cuiabá está literalmente encoberta pela fumaça das queimadas, sendo que os prédios chegam a sumir da visão em poucos metros. Quem mora na periferia, como no Parque Cuiabá não consegue ver os aviões descendo no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande e muito menos o bairro Santa Terezinha. Tudo nublado. A situação piorou com queimadas que proprietários de grandes terrenos fazem em todas as regiões da cidade, como no Ribeirão do Lipa e no entorno entre a Avenida Arquimedes Pereira Lima que dá acesso a Fernando Correia da Costa.

Sem previsão de chuva para os próximos dias, a tendência é que a qualidade do ar só piore, complicando ainda mais os problemas respiratórios, principalmente de crianças e idosos.

Vale lembrar que queimada na área urbana é proibida o ano todo. Colocar fogo em lixo, ou em terreno baldio é crime e pode resultar em prisão.

CHUVA VIRGA

Os institutos de meteorologia preveem que haverá chuvas em Cuiabá na próxima semana, segunda e terça-feira. Mas alertam a população de que dificilmente vão ver uma gota atingir o solo. É que a chuva que cairá é a virga, ou a chuva invisível, quer dizer você sabe que chove, mas não sente um pingo. Ela não cairá no solo, será evaporada antes disso, devido ao intenso calor, que aumenta em Cuiabá devido a tantas queimadas.

Segundo o Climatempo a a chuva que deve cair em Cuiabá na segunda-feira não vai passar de um milímetro, mas ajudará a diminuir a temperatura para a casa dos 39 graus. Na terça-feira a chuva, que não vai atingir o solo não passa dos dois milímetros, um fenômeno costumeiro no deserto.

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

Veja Também