A um passo da Série A do campeonato Brasileiro, a equipe do Cuiabá tem sido alvo de elogios de todas as partes. O time entra em campo nesta sexta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, contra o Sampaio Correia. Para conquistar a vaga o Dourado depende apenas do empate.
O time tem ainda, boas chances de conquistar o acesso antes mesmo de entrar em campo. Para isso, o Juventude precisa tropeçar diante Figueirense, em Caxias do Sul, e o Brasil-RS vencer o CSA, no Rei Pelé, em Maceió.
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto 2×1, valorizou jogadores, comissão técnica e a administração do clube pelos jogos até aqui.
“Esse é um momento histórico em que vem a coroar um excelente trabalho de gestão. Acho que cada vez mais o esporte, o futebol, a Federação mato-grossense vêm caminhando a passos largos pra se preparar, pra se organizar. O Cuiabá está às vésperas de um jogo importante que pode coroar sua subida para a Série A. E isso é fruto de um trabalho bem feito. Só tenho pena de o público não poder acompanhar este momento. Não tenho dúvidas de que a Arena Pantanal estaria com todos os jogos lotados, com a torcida acompanhando e empurrando o Dourado”, disse.
“Quem proíbe, efetivamente, é a CBF, não só em Cuiabá. Os campeonatos da série A e B começam em maio e rogo à Deus e estamos trabalhando para que, no mais tardar em julho, o público volte aos estádios”, completou.
O Dourado ocupa a terceira posição na tabela, com 61 pontos, cinco a mais que CSA, que está em quarto na classificação, e seis pontos à frente do Juventude, primeiro time fora do G-4. Para Beto 2×1, “mesmo os torcedores do Mixto, do Operário e Dom Bosco estariam torcendo pela conquista do Dourado” neste importante momento do futebol mato-grossense.
“É o sentimento de se sentir representado por um clube de Mato Grosso que está colocando o estado num cenário esportivo nacional. Ano que vem, se tudo correr bem, se as coisas andarem como estão, o Cuiabá estará na Séria A, representando a gente. A Arena Pantanal estará pronta pra competição e aberta para receber a torcida”, garantiu.
O Dourado entrará em campo com força máxima e vai contar com o retorno de Elton, que cumpriu suspensão na última rodada. Caso não confirme o acesso nesta sexta-feira (22), terá uma nova chance no dia 29 de janeiro, contra o CRB, em Maceió, às 21h30, no último jogo da rodada.
Obras na Arena
Beto disse que sua pasta está trabalhando para melhorar a estrutura da Arena Pantanal para que o espaço seja multiuso, como foi projetado pra ser, além de estar pronta para receber grandes times de futebol na temporada 2021. Inclusive, do Brasileirão, caso o Cuiabá consiga o acesso à Séria A.
O governo projeta investimentos da ordem de R$ 23 milhões para os próximos dois anos; recursos do programa Mais MT.
“Estamos estudando a troca de gramado, para o sintético, como foi feito no Allianz Parque. Ainda conversamos com a Federação e alguns clubes, mas o calor sentido no Allianz, nos meses de agosto e setembro, nos fez repensar esse tipo de gramado. Mas, a gente pegou o jeito desse gramado e nos últimos meses temos recebido apenas elogios. Deve ser um dos melhores gramados do Brasil. Governador deu essa missão, de colocar a Arena Pantanal em condições de uso efetivo e ampliar suas possibilidades”.