Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CBF revoluciona a Série D e Luverdense “ganha” vaga para disputar a competição nacional

Novo regulamento da competição amplia o número de participantes de 64 para 96 clubes
Reprodução

publicidade

O Luverdense voltará a disputar uma competição nacional em 2026. A Confederação Brasileira de Futebol oficializou nesta quarta-feira, dia 1º, o novo regulamento da Série D, que amplia o número de participantes de 64 para 96 clubes. A medida, apresentada pelo presidente da entidade, Samir Xaud, assegura a vaga do Verdão do Norte e recoloca o clube de Lucas do Rio Verde no cenário brasileiro.

Com a mudança, o Luverdense se junta a Mixto e Primavera como representantes do futebol mato-grossense. Os dois últimos já haviam garantido presença de forma antecipada graças ao desempenho no Campeonato Mato-grossense de 2025. O Mixto terminou em terceiro lugar e o Primavera conquistou o título estadual em final contra o Cuiabá, o que assegurou seus lugares na quarta divisão nacional antes mesmo da alteração promovida pela CBF.

O novo regulamento define que quatro clubes rebaixados da Série C de 2025 terão vaga na Série D do ano seguinte. Sessenta e quatro equipes serão indicadas pelas federações estaduais de acordo com o Ranking Nacional de Federações de 2026. Outras vinte e oito virão dos clubes que chegarem até a segunda fase da Série D de 2025 sem conquistar o acesso. As quatro vagas restantes ficarão com times melhor colocados no Ranking Nacional de Clubes após a aplicação dos critérios anteriores.

A competição também terá formato inédito. O início está marcado para o dia 5 de abril e o encerramento em 13 de setembro. Na primeira fase, os 96 participantes serão divididos em 16 grupos com seis clubes cada, em confrontos de ida e volta. Cada time fará dez partidas e os quatro melhores de cada chave avançarão para o mata-mata. Os classificados que chegarem até a terceira fase garantirão automaticamente a presença na Série D do ano seguinte.

Outra novidade importante é o aumento no número de acessos. Em 2026 e 2027, seis equipes conquistarão o direito de jogar a Série C. Além dos quatro semifinalistas, haverá uma repescagem entre os eliminados nas quartas de final que definirá os dois últimos promovidos.

Com o novo regulamento, o futebol de Mato Grosso volta a ter protagonismo na quarta divisão nacional e o torcedor do Luverdense poderá acompanhar novamente o Verdão do Norte em competições brasileiras, dividindo espaço com Mixto e Primavera e reforçando a presença do estado no cenário nacional.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade