O governador Mauro Mendes (União Brasil) fez duras críticas à gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), durante uma vistoria realizada na tarde desta sexta-feira (10) no Parque das Águas. A visita contou com a presença do novo prefeito da capital, Abilio Brunini (PL), e teve como foco avaliar o atual estado de conservação do espaço público.
Ao conversar com a imprensa, Mendes destacou o abandono do parque, citando problemas como o desligamento das fontes e a falta de segurança, que resultou em furtos de cabos elétricos. O governador lamentou que muitas estruturas permanecem deterioradas desde que deixou a Prefeitura de Cuiabá, há oito anos.
“Não tem como gostar do que vi [aqui no Parque das Águas]. Está parado, as fontes estão paradas, todas as fontes estão paradas, deixaram roubar fio. Quer dizer, o prefeito atual recebeu tudo paralisado aqui. E muita coisa está igualzinho eu deixei há oito anos atrás, algumas coisas pioraram. Deixaram quebrar o piso, pois quando foram fazer os eventos o pessoal vinha para cravar as plaquinhas e estacas. Os eventos foram feitos sem o devido cuidado”, afirmou Mendes.
O Parque das Águas foi inaugurado em 30 de dezembro de 2016, nos últimos dias de mandato de Mauro Mendes como prefeito de Cuiabá. Atualmente, o espaço apresenta sinais de abandono, o que motivou a inspeção realizada nesta sexta-feira.
Mendes ainda atribuiu à gestão de Emanuel Pinheiro a falta de zelo com o patrimônio público, ressaltando a ausência de manutenção e de ações efetivas para preservar o parque. Segundo o governador, a nova gestão municipal deverá estabelecer uma parceria com o Governo do Estado para recuperar o local.
“Faltou boa vontade e competência. Isso que nós estamos vendo com o prefeito Abílio. E, oportunamente, vai definir um plano de trabalho [entre Prefeitura e Governo]”, concluiu.