CUIABÁ
27 de fevereiro de 2021 - 18:38

AL aprova projeto que regulamenta a exploração de ferrovias no estado, como a Ferronorte

O primeiro trecho a ser construído será entre Rondonópolis e Cuiabá com terminal de trens no Distrito Industrial da capital do estado.
ferronorte

Por Esportes & Notícias

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (23), o projeto de lei complementar (PLC 10/2021), enviado pelo governador Mauro Mendes (DEM), através da Mensagem 24/2021, que garante a regulamentação e exploração da concessão de ferrovias no estado. Os 21 deputado em plenário votaram favoráveis e pediram que a Ferronorte que deve sair de Rondonópolis rumo a Lucas do Rio Verde passe por Cuiabá.

A ementa assinada pela Procuradoria do Estado, afirma que, além de construir estradas ferroviárias para cargas, o projeto também abra brecha para que o transporte de passageiros seja explorado pelo estado e seja fiscalizada pela Ager. O projeto deixa claro que compete ao estado o planejamento, construção, manutenção e operação da ferrovia.

O primeiro trecho a ser construído deve ser entre Rondonópolis e Cuiabá, sendo o trecho mais complicado o que passa pela região da Serra de São Vicente. O terminal ferroviário de Cuiabá deve ser no Distrito Industrial.

Em janeiro, o Legislativo já havia aprovado a PEC 16/2020, do deputado Eduardo Botelho (DEM), que alterou o artigo 131 da Constituição do Estado para permitir a exploração direta e indireta de serviços públicos, o que beneficia a chegada da ferrovia. O PLC 10, aprovado hoje (23), regulamenta esta PEC.

Anterior

Próximo

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

*Os comentários abaixo não representam nossa opinião.

SE GOSTOU DESSA, CONFIRA...

Veja Também