O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta quinta-feira (7) que pretende avançar com o plano de transferir a gestão administrativa das escolas municipais para a iniciativa privada. A proposta prevê que professores atualmente ocupando cargos de direção retornem para as salas de aula, enquanto empresas contratadas assumiriam funções administrativas como secretaria e coordenação de serviços de apoio.
Durante entrevista à imprensa, Abilio explicou que a medida não afetaria o trabalho pedagógico. “A coordenadoria ficará voltada para a parte pedagógica. A terceirização se aplicaria a cargos de direção, secretaria e serviços como a merenda escolar. Esse é o meu desejo”, disse.
O anúncio ocorre em meio a um clima de tensão entre a prefeitura e servidores da Educação. Recentemente, o gestor tentou alterar o pagamento do terço de férias referente ao recesso de julho, medida que acabou retirada de pauta após pressão de vereadores, inclusive aliados, e protestos da categoria. Abilio declarou estar “muito insatisfeito” com o desempenho da rede municipal.
Além da privatização da gestão, o prefeito voltou a defender a implantação de escolas cívico-militares na capital. “Se encontrarmos parcerias, podemos adotar esse modelo também. Não vejo problema nenhum”, completou.

















