Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Abilio diz que se pudesse voltar atrás teria impedido participação de palestrante que usou pronome neutro

publicidade

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a comentar nesta quinta-feira (7) a polêmica envolvendo o uso do pronome neutro “todes” durante a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na última semana. Para ele, o episódio representou um ato de militância política incompatível com eventos institucionais da Prefeitura.

“Hoje eu agiria diferente. Eu impediria que o conselho chamasse ela para ministrar. Ela é uma militante. Na entrevista, ela declarou claramente que é uma militante política e que faz aquilo ali como um ato de militância”, afirmou o prefeito.

O comentário de Abilio se refere à participação da professora e pesquisadora Maria Inês da Silva Barbosa, mestre em Serviço Social e doutora em Saúde Pública, convidada para abrir o evento. Durante sua saudação inicial, ela utilizou a expressão “boa tarde a todes”.

Ao ouvir a saudação, Abilio interrompeu a apresentação e criticou o uso do termo, que faz parte do vocabulário inclusivo adotado por algumas pessoas e movimentos ligados à diversidade de gênero. “Aqui não é lugar para ideologia. Se repetir isso, será convidada a se retirar”, disse na ocasião.

A professora reagiu, reafirmou sua posição e respondeu que voltaria a usar o termo. Em seguida, se retirou do auditório.

Diante da repercussão, o prefeito reafirmou sua posição contrária à presença de pautas ideológicas em eventos públicos da gestão.

“Não interessa se é militância de esquerda ou de direita. Evento da prefeitura não é espaço para isso”, reforçou.

Além disso, Abilio questionou a autonomia do Conselho Municipal de Saúde, responsável por organizar a conferência, sugerindo que o órgão deveria seguir as diretrizes da gestão municipal em eventos custeados com recursos públicos.

Veja o vídeo

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade